Eliminar as toxinas melhora a pele, dá vida aos cabelos e ainda aumenta a imunidade.
No feriado de carnaval é normal se deixar levar pelo clima de folia e acabar abusando um pouco na comida e bebida. Sendo muito comum abandonar os outros cuidados com a silhueta, como a pratica de exercícios físicos. Se você acha que jacou demais nesse período, essa pode ser uma boa hora de investir no detox. “Esse momento é muito importante, não só pela estética, mas pela saúde, já que o fígado fica sobrecarregado nesse período”.
O que consumir
Você não precisa se prender apenas às receitas prontas para a desintoxicação, o que vai realmente fazer a diferença é ter um cardápio balanceado e, se possível, com opções orgânicas. Apesar de muitas pessoas achar que as proteínas deve ser cortada, é importante ingeri-las. “As proteínas boas, como o iogurte desnatado, são ótimas e eu sou contra a zero proteína. Outras opções são o tofu, grão de bico, lentilha, ervilha e quinua”, indica a nutróloga Liliane Oppermann.
O que pode? Os cereais integrais, semente de chia e muitos vegetais folhosos. “Couve, brócolis e espinafre, e frutas como o limão, uva, melão e melancia, que são aquosas e combatem a retenção de líquidos pelo seu efeito diurético”, completa.
Elimine do prato
Agora que você já sabe o que adicionar no menu, fique atenta também ao que não ingerir durante o detox. “Não devem ser consumidos os embutidos, como apresuntados, linguiça e salame, alimentos com excesso de sódio, como as azeitonas e carnes salgadas, bebidas alcóolicas, ingredientes com muito corante, conservante e tudo que é muito industrializado”, diz.
Vamos!
Já que os dias de verão estão quentes, que tal se refrescar com sucos detox? “Escolha pelo menos quatro ingredientes desta lista. A base interessante e mais aficais é um chá, uma fruta e dois tipos de verduras”, aconselha a especialista, que sugere as opções:
Chás: verde, mate, cidreira, erva doce e boldo.
Frutas: maçã, pera, uvas verdes, kiwi e melão.
Vegetais: couve, espinafre, rúcula, pepino, cenoura, aipo e salsão.