As manchas na virilha não são exclusivas de uma minoria de mulheres. Muitas reclamam da pele escura nessa região do corpo, que ocorrem basicamente por três fatores: depilação, irritações e alergias e exposição ao sol.
No caso da depilação, principalmente quando feita com cera fria ou quente, pode deixar a região mais irritada. Como uma forma de proteção, o organismo reage produzindo uma camada de pele mais espessa e, consequentemente, fica mais escura que o tom da pele, pois aumenta a produção de melanina. Além disso, ao puxar a cera, rompem-se pequenos vasinhos.
As mulheres morenas e negras têm mais chances de ter manchas NA VIRILHA. Isso acontece por produzirem mais melanina, por isso a probabilidade é maior, mas não é uma regra. Casos mais específicos de irritações, assaduras e coceiras o melhor caminho é procurar um dermatologista, que saberá indicar o melhor tratamento a ser seguido, que pode ser com medicamentos ou dermocosméticos.
Alguns hábitos só pioram a mancha escura. Se você está nesse grupo, evite passar no local loções com álcool e tomar sol sem usar protetor solar. Outras dicas consistem em esfoliar a área uma vez por semana para retirar as células mortas e usar lâmina para se depilar, pois o atrito com a pele é menor. Caso tenha alergia, procure orientação com um dermatologista para outras opções de depilação. Evite ainda usar calcinhas e calças muito apertas, que inibem a respiração da pele.
Anote outras diquinhas imbatíveis!
- Aumente a proteção – Se você estiver de malas prontas para uma praia paradisíaca, invista em um fator de proteção alta. Mesmo que você queira pegar um bronze, as áreas manchadas devem estar sempre protegidas.
- Terapia a laser – No inverno, aproveite para investir em um tratamento a laser. Ele acaba com a foliculite, reduz de 70 a 80% dos pelos e ainda clareia a pele no local da aplicação. Se você estiver com a poupança gorda, aproveite para fazer um peeling.
- Tenha sempre em casa – Produtos clareadores, com ativos como hidroquinona, arbutin, vitamina C, nicotinamida, ácido fítico, ácido retinóico e ácido glicólico. Basicamente, esses ativos bloqueiam a produção de melanina e estimulam a destruição do pigmento melânico.