Bob Marley teria negado uma cirurgia em seu Big Melanoma é um tipo amplamente difundido de doença de pele, mas não é tão comum como outros tipos de câncer de pele. É mais provável de ocorrer em pessoas que vivem em climas ensolarados e é perigoso se não for detectado precocemente. Segundo relatos, existem cerca de 48 mil mortes relacionadas com melanoma a cada ano.
Bob Marley, que está associado com a música reggae e do movimento Rastafari, morreu de melanoma na idade de 36, porque ele se recusou a submeter-se a cirurgia. No verão de 1977 Marley machucou o dedão do pé durante um jogo de futebol.
No entanto, ele disse a seu empresário que ele estava tendo problemas com o dedo do pé durante anos. Várias semanas depois, ele machucou o dedo do pé de novo e depois de um médico em Londres, fez uma biópsia de pele, Marley foi diagnosticado com melanoma maligno. O cantor se recusou a fazer uma cirurgia e voltou para Miami, onde seu diagnóstico foi confirmado, mas Marley não mudou de idéia.
Devido às suas crenças Rastafari, ele não estava interessado no método de carne de corte de cirurgias e tentou remédios à base de plantas em seu lugar. Por fim, o melanoma se espalhou para o cérebro e os pulmões e Marley morreu alguns anos mais tarde.